5 Frases para Entender o Investimento em Valor

Tempo de leitura: 3 minutos

O investimento em valor, ou value investing, é muitas vezes explicado como simplesmente comprar ativos por menos do que eles realmente valem, contudo, trata-se de muito mais do que apenas isso. As ideias desta escola de investimentos, criada por Benjamin Graham e popularizada por Warren Buffett, são simples, porém profundas. A seguir você confere 5 frases de grandes investidores que ajudam a explicar o que é o investimento em valor.

greenblatt

A diferença entre preço e valor é o principal conceito do value investing, sendo que o preço é a cotação de uma ação na bolsa de valores e o valor, ou preço justo, é o quanto esta ação realmente vale. É claro que não tão simples determinar o valor de uma ação. Você pode estudar a vida inteira e ainda assim teria o que aprender sobre o tema, mas o importante é que você saiba que não existe uma ferramenta única que lhe fornece todas as informações necessárias para determinar o valor de uma ação.

buffett

Isso nos lembra que o investimento pode ser difícil, de modo que nem sempre é fácil esperar até que o preço de uma ação vá para onde você quer. Em um mundo que preza por gratificações imediatas o investidor em valor precisa desenvolver a arte de esperar pacientemente para comprar ações a preços atrativos. Da mesma forma, uma vez que o investidor encontra empresas sólidas e confiáveis ele deve ficar com ela por todas as flutuações do mercado.

Phil Fisher

Essa frase fala novamente sobre a diferença entre o preço o valor da uma ação. O essencial aqui é entender que os preços absolutos não significam absolutamente nada. Uma ação de R$3 pode estar cara, enquanto que uma ação de R$300 pode estar barata. O investidor em valor não precisa se preocupar com o preço de uma ação. Ele deve apenas determinar o seu valor intrínseco, e só então olhar para o preço para ver se há uma diferença significativa entre ambos.

graham

A definição de o que é um investimento dada por Graham, o pai do investimento em valor, nos mostra que o que a maioria das pessoas que negocia na bolsa de valores faz é apenas uma especulação, ou aposta. Por isso, investidores de valor estão na contramão do pensamento tradicional do mercado e fazem quase sempre o contrário que a maioria dos investidores.

seth klarman

A máxima do investimento em valor é sem dúvidas: “não perca dinheiro”. O que garante isso é o conceito de margem de segurança, que o coração da estratégia de investimento em valor. A margem de segurança envolve buscar uma discrepância entre o valor e o preço de um negócio, contudo, essa discrepância não deve ser pequena e sim enorme. Dessa forma você pagará cinquenta centavos de preço por cada 1 real de valor de uma ação, por exemplo. Essa margem lhe deixará protegido, pois você não perderá dinheiro quando fizer uma avaliação muito otimista e obterá ganhos extraordinários quanto ela for correta.

Conclusão

Essas cinco frases ajudam a dar uma noção sobre alguns conceitos básicos do investimento em valor. E caso você tenha gostado deste artigo eu tenho um presente para você. É o eBook “Aprenda Com a Sabedoria dos 10 Maiores Investidores do Mundo” do André Fogaça em que ele mostra como é a filosofia de investimento de dez grandes investidores (inclusive alguns citados neste artigo). Para baixar gratuitamente o ebook é só clicar aqui e cadastrar o seu e-mail.

Até a próxima!