Como Economizar Dinheiro Todos os Meses (Garantido)

Tempo de leitura: 8 minutos

Percebo que existem muitas pessoas que tentam economizar dinheiro, mas não conseguem. Elas até conseguem poupar de vez em quando, mas não de forma consistente. Ou seja, poupam por um ou dois meses e depois deixam de economizar. Vejo que isso acaba se tornando uma grande frustração para essas pessoas.

Outro problema é que muitas delas acham que não podem poupar porque ganham muito pouco, e enganam a si mesmas dizendo que se quando tiverem um salário mais alto vão começar a poupar. O acontece é que quando o esperado aumento chega a pessoa não economiza nada, adiando novamente a adoção do hábito de poupar.

Nos próximos parágrafos vou lhe passar algumas dicas incríveis de como economizar dinheiro todos os meses, independentemente do tamanho salário. Vamos lá.

Quando eu ganhar mais…

Muitas pessoas adiam o ato de começar a economizar, dizendo que estão esperando um aumento de salário para começar a poupar. Não caia nessa mesma armadilha. Se você seguir essa ideia do “quando eu ganhar mais…” você continuará gastando todo o dinheiro que ganha para sempre.

Você precisa entender que alta renda não é sinônimo de riqueza. Ganhar muito dinheiro não costuma deixar as pessoas mais ricas porque, em geral, elas aumentam o seu padrão de vida proporcionalmente com o aumento de sua renda. Às vezes até aumentam seu padrão de vida para um nível ainda maior do que o seu aumento de renda.

Não importa se você tem pouco ou muito dinheiro, agora sempre será a hora certa de começar a poupar dinheiro. Se você não consegue poupar seu dinheiro hoje, também não conseguirá fazê-lo quando ganhar dez vezes mais.

Na verdade, quanto menor for a sua renda mais fácil será mudar os seus hábitos financeiros, de forma que, quando sua renda aumentar você já estará fazendo tudo certo.

A melhor forma de economizar dinheiro, que você deve começar a aplicar imediatamente é a regra do pague-se por primeiro, como veremos no próximo tópico.

Pague-se por Primeiro

Pague-se por Primeiro

Muitas pessoas tentam poupar dinheiro todos os meses sem obter sucesso. As que conseguem geralmente poupam uma certa quantidade num mês, uma outra no segundo mês e no terceiro mês já não poupam mais nada. O problema é que essas pessoas poupam de forma errada o que torna o ato de poupar de forma consistente extremamente difícil.

As pessoas costumam tentar economizar centavos durante o mês inteiro para que talvez sobre alguma coisa no fim do mês para poupar. E ainda assim sempre há o risco de surgir aquela despesa de última hora ou aquela conta que a pessoa esqueceu de pagar. O resultado é que na maioria parte do tempo as pessoas não guardam nada.

O que essas pessoas fazem de errado é tentar poupar o que sobra de seus salários, enquanto deveriam fazer exatamente o contrário. Por isso é bastante comum ouvir desculpas como “Não posso poupar porque não sobra nada meu salário“.

Desculpas desse tipo são absurdas e infundadas, pois tudo que você precisa fazer é inverter a sua ordem de pagamento, ou seja, pagar-se por primeiro, em vez de pagar os outros por primeiro. A seguir vou te ensinar como juntar dinheiro de maneira simples e direta, pois isso elimina a maioria das objeções que as pessoas têm para começar a poupar. Vamos lá…

Se as pessoas ricas têm um segredo ele é simplesmente o de pagar-se por primeiro. O segredo dos ricos é inverter a ordem de pagamento, ou seja, eles economizam primeiro e gastam depois.

A maioria das pessoas gasta seu dinheiro na seguinte ordem: contas, diversão, poupança. Logo, não é surpreendente que normalmente não sobra muito para colocar no banco. Mas se você colocar a poupança como uma prioridade você poupa o seu dinheiro antes de ter a oportunidade de gastá-lo indevidamente.

Veja só: você paga a todos os outros por primeiro, mas paga a si próprio por último. Você paga suas contas, despesas de subsistência, entretenimento, e assim por diante. Você comprar algumas coisas por impulso, porque inconscientemente você considera todo o dinheiro em sua conta como disponível para gastar. Então, se algo estiver sobrando, você coloca na sua poupança.

Na prática o que você deve fazer é pagar a si mesmo em primeiro lugar (guardar o dinheiro) e pagar aos outros depois (pagar as contas).

Se a quantidade que sobra não é suficiente para financiar o seu padrão de vida, significa que você deve adotar padrão de vida mais frugal, diminuir as suas despesas para que elas fiquem proporcionais ao dinheiro que resta depois de pagar-se primeiro. Ao viver abaixo dos seus meios você cria um ambiente artificial de escassez que não lhe permite gastar o dinheiro que deve ser poupado.

Pode ser difícil compreender esse conceito à primeira vista, pois é uma mudança de paradigma muito grande. Porém essa é forma mais fácil para que você poupe dinheiro todos os meses. Pesquisas já mostraram que mais da metade dos milionários que não fazem orçamentos usam a regra do pague-se primeiro.

Agora que você já aprendeu como economizar dinheiro, vejamos como aplicar a regra do pague-se por primeiro na prática.

Como se Pagar-se por Primeiro

Como se Pagar-se por Primeiro

A melhor forma de desenvolver o hábito de pagar-se por primeiro é fazendo-o para forma automática, invisível. Se você pedir que o dinheiro seja retirado do seu salário antes de recebê-lo você não vai sentir a menor falta dele.

Se você for um assalariado fale com o responsável pela folha de pagamento da sua empresa e veja se é possível que uma parte do seu salário seja depositada diretamente em uma conta poupança. É importante que essa conta seja separada da sua conta corrente principal.

Se você for autônomo, ou por algum motivo não for possível configurar o depósito automático deposite o dinheiro em outra conta manualmente. Outra dica é destruir o cartão de débito dessa conta, caso você receba um.

Acredito que todas as pessoas podem poupar 10% da sua renda mensal. Duvido que você não consiga viver com 90% da sua renda, mas se você for cético em relação a isso comece poupando apenas 1% da sua renda. Na próxima vez talvez você poupe 3% ou 5%, aumentando gradativamente a taxa poupada.

Na verdade tenho percebido que a maioria das pessoas tem condições de poupar entre 15% e 20% de suas rendas mensais. O valor que você poupar vai depender muito das suas condições e da porcentagem do seu salário que é destinado às contas e a itens de subsistência. De qualquer forma, tente começar poupando no máximo 10% por mês e aumentando essa porcentagem gradativamente até onde conseguir.

Receber um aumento de salário é uma ótima oportunidade para poupar ainda mais. Quando você receber um aumento separe 50% de todo aumento e passe a depositá-lo na sua conta de poupança todos os meses, além da porcentagem que você já se paga por primeiro normalmente. Se você já conseguia viver com o antigo salário não terá dificuldade nenhuma em receber apenas metade do seu aumento. Caso você receba alguma quantia inesperada de dinheiro também coloque toda, ou a maior parte dela na sua poupança, sem deixar de pagar-se por primeiro normalmente.

Conclusão

Enfim, quero que você entenda que agora que você aprendeu como economizar dinheiro é hora de começar a poupar. Mesmo que você não tenha muito dinheiro o mais importante é construir esse hábito, de forma que, quando você tiver mais dinheiro já estará habituado e continuará poupando.

Eu nunca conheci ninguém que disse que poupar foi um erro ou que está arrependida por ter poupado de mais. Muito pelo contrário, todas as pessoas que conheço disseram que gostariam de ter começado a poupar mais cedo. Então, o que você ainda está fazendo na frente do seu computador? Independentemente da sua idade comece a economizar agora. Você pode começar imediatamente separando uma parte do seu salário atual, antes que você gaste ele todo e então começar a pagar-se por primeiro no mês seguinte.

Espero que esse artigo tenha lhe sido útil e lhe desejo toda a sorte do mundo nessa empreitada. Se você tiver qualquer dificuldade ou dúvida em aplicar essa técnica deixe um comentário aqui embaixo para que eu possa ajudá-lo.

(crédito das imagens: shutterstock.com)

  • Kenia

    Parabéns pelo seu artigo .Muito inteligente!

    • Diogo Pereira

      Muito obrigado pelo seu comentário, Kenia!

  • Bruna Sousa

    Adorei o artigo. Super esclarecedor. Sucesso!!!