Os Perfis de Investidor

Tempo de leitura: 1 minuto

perfil de investidor

Algo essencial que você deve saber para começar a investir é conhecer o seu perfil de investidor, ou seja, o seu grau de tolerância ao risco. O seu perfil pode variar de acordo com fatores como: idade, renda, endividamento e uma série de outras variáveis. As corretoras costumam classificar os investidores em três perfis: conservador, moderado e dinâmico ou agressivo.

Investidor Conservador

O investidor conservador preza pela segurança quando escolhe seus investimentos. Esse investidor costuma ter uma grande parcela de sua carteira composta por ativos de renda fixa e apenas uma pequena parcela (ou nenhuma) em renda variável. Também representa o perfil de quem pretende utilizar o dinheiro no curto prazo (menos de um ano). Esse investidor tem baixa tolerância ao risco e não admite a perda de seu dinheiro, mesmo que sua rentabilidade seja muito baixa. Também pode ser chamado de investidor defensivo.

Exemplo de Distribuição da Carteira: 80% em Renda Fixa e 20% em Renda Variável

Investidor Dinâmico (Agressivo)

O investidor agressivo é o oposto do conservador e, portanto, tem alta tolerância ao risco na busca de rentabilidades mais altas. Esse investidor tem uma grande parcela de sua carteira composta por ativos de renda variável e uma parte menor por ativos de renda fixa. Em geral este grupo é composto por pessoas mais jovens que tem que tem o objetivo de crescer seu patrimônio no longo prazo.

Exemplo de Distribuição da Carteira: 40% em Renda Fixa e 60% em Renda Variável

Investidor Moderado

Este investidor está entre o conservador e o agressivo. Ele não está disposto a se arriscar muito, mas tolera correr alguns riscos para obter retornos acima da média. Ele tem uma parcela maior de ativos na renda fixa do que na variável.

Exemplo de Distribuição da Carteira: 60% em Renda Fixa e 40% em Renda Variável

Descubra o seu Perfil de Investidor

Resposta o questionário abaixo para descobrir qual é o seu perfil de investidor.


Se você estiver tendo dificuldades, você pode tentar respondê-lo clicando aqui.
(crédito das imagens: shutterstock.com)