Resenha do eBook Alocação de Ativos

Tempo de leitura: 4 minutos

Do pânico a euforia, o caminho mais seguro e rentável para investir de modo inteligente e profissional sem precisar de uma formação avançada em finanças.
Do pânico a euforia, o caminho mais seguro e rentável para investir de modo inteligente e profissional sem precisar de uma formação avançada em finanças.

Este artigo é sobre eBook Alocação de Ativos escrito pelo investidor Henrique Carvalho, que é atualmente um dos maiores especialistas em diversificação de investimentos do país. Este livro digital é um dos poucos materiais sobre a técnica de alocação de ativos disponíveis em português, mas será que ele vale a pena? Confira a seguir a minha resenha do produto.

O livro trata do tema da alocação de ativos com uma ótima abordagem teórica, mas demonstra também como a alocação de ativos diminui os riscos e traz estabilidade para o investidor na prática, através de exemplos muito bem construídos.

O eBook inclui toda uma análise dos motivos para que o investidor diversifique seus investimentos, diferente de outros livros que simplesmente dizem para investir um pouco em renda fixa, outra parte em renda variável e um punhado em imóveis. O Alocação de Ativos vai muito mais longe, introduzindo conceitos como a correlação de ativos e o rebalanceamento como formas de reduzir o risco dos investimentos.

O texto é escrito em linguagem clara e concisa e conta com uma diagramação de primeira linha. Ao comprar o eBook você recebe-o nos formatos PDF e ePub, o que permite que você leia-o tanto pelo computador como pelo celular ou tablet. Além disso há diversos bônus que acompanham a oferta e a garantia de satisfação: se você não gostar do livro pode pedir o reembolso integral em até 30 dias.

A seguir você confere uma pequena análise capítulo por capítulo do ebook.

Capítulo 1 – Introdução a Alocação de Ativos

O livro começa super bem, apontando 10 grandes problemas do investimento tradicional, que geralmente são recomendados pelas corretoras de valores. O conceito de alocação de ativos é introduzido e explicado, mostrando suas vantagens – principalmente no longo prazo – e as suas desvantagens. Este primeiro capítulo pode ser lido gratuitamente, bastando para isso baixar a amostra grátis.

Capítulo 2 – Risco

O livro prossegue com um capítulo inteiro dedicado aos riscos do investimento. Henrique aponta os principais riscos existentes nos investimentos e  explica em detalhes como a alocação de ativos pode minimizá-los. O conceito de volatilidade, de suma importância para todos os investidores, também é explicado de forma bastante completa nesse capítulo.

Capítulo 3 – A Tríade Financeira

Este capítulo tem explicação sobre os diferentes tipos de investimento, tais como: ações, câmbio, renda fixa e fundos imobiliários. O autor explica como se comportam os produtos de renda fixa em relação a diferentes cenários econômicos, as vantagens do investimento em imóveis e apresenta os fundos de índice ou ETF que permitem o investimento em ações com uma baixa quantidade de capital, alta diversificação e baixos riscos.

Capítulo 4 – Diversificação de Ativos

Este é um dos melhores capítulos do livro, porque fala da diversificação que é um alicerce fundamental da alocação de ativos. Nesse capítulo Henrique explica o que é a correlação de ativos e como ela minimiza os riscos de uma carteira de investimentos. O capítulo segue explicando como diversificar os investimentos em renda fixa, em fundos imobiliários, em câmbio e em ações.

eBook Alocação de Ativos

Capítulo 5 – A Matemática por trás dos Investimentos

Este capítulo apresenta os diferentes perfis de investidor, e ensina também como avaliar carteiras de investimento e a estimar o retorno que elas deverão produzir.

Capítulo 6 – Colocando a Carteira em Piloto Automático

Aqui é introduzido o conceito de rebalanceamento da carteira, que deve ser feito para controlar o risco do investimento. Também são apresentadas estratégias para os investidores que querem investir através de aportes mensais.

Capítulo 7 – Economia Comportamental

O livro termina falando sobre a questão da mentalidade do investidor. O autor explica diferentes armadilhas mentais – como o efeito manada – e como fazer para evitá-las. É um capítulo de suma importância, sem o qual o livro não estaria completo.

Conclusão

Mesmo quem nunca leu nenhum livro sobre investimentos ou nunca investiu sequer um real deve ler este livro. O Alocação de Ativos foi concebido para qualquer tipo de leitor e sua didática dá uma atenção especial aos iniciantes no mundo dos investimentos.

Para aqueles que já investem, garanto que o conteúdo do livro será surpreendente, pois o livro está recheado conteúdos exclusivos sobre investimentos e sobre a alocação de ativos.

Vale dizer também que o custo benefício desse eBook é excelente, valendo por pelos menos três outros desses livros “comuns” sobre investimentos que encontramos por aí. Diferentemente deles, o Alocação de Ativos apresenta uma solução completa para o investidor montar uma carteira de investimentos vencedora. Em suma, é um material de qualidade muito superior à média dos livros publicados e, sem dúvida, vale cada centavo.

Para conhecer saber tudo sobre o material, acesse o link a seguir:

Página do eBook Alocação de Ativos