Como Perder o Medo de Investir em Ações (De Uma Vez por Todos)

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitos iniciantes no mundo dos investimentos têm medo de investir em ações, pois acham o mercado de ações muito complicado ou arriscado. É bem verdade que ele pode não ser um dos mais convidativos para novos investidores, contudo, ele está longe de ser um “bicho de sete cabeças”.

Outro problema que faz as pessoas deixarem de investir é pensar que não é possível ganhar dinheiro na bolsa em momentos de crise, o que não é verdade. Apesar de perder fazer parte do jogo é sim possível ganhar dinheiro com ações em todos os momentos.

O Mercado Não é Arriscado, as Pessoas é que São

risco

Eu sei que você pode estar com medo de perder dinheiro na bolsa. Por isso, acho que somos bastante parecidos porque antes de começar a investir em também me sentia inseguro. Outra coisa que nós sabemos, e eu entendo perfeitamente, é que algumas pessoas simplesmente deixam de acreditar no mercado de ações porque tiveram experiências negativas no passado.

Algo que você precisa ter em mente é que as ações são ativos como qualquer outro. Pense comigo… quando você compra uma ação você está comprando uma parte do capital de uma empresa. Como acionista – ou sócio – da empresa você receberá parte dos lucros e se a empresa estiver crescendo as suas ações vão se valorizar na bolsa de valores.

Assim, ao contrário do que muitas pessoas pensam o mercado de ações pode ser uma opção de investimento bastante segura. Mas porque então é tão comum ouvirmos ele sendo descrito por muitas pessoas, e inclusive pela mídia, como uma espécie de cassino financeiro? Isso acontece porque o perigo não está no mercado de ações em si, mas sim na forma como você investe nele.

É verdade que ao longo do tempo você terá ganhos e perdas, mas no longo prazo é perfeitamente possível obter mais ganhos do que perdas ao investir corretamente, obtendo rentabilidades maiores do que outras opções de investimento. Logo, o que é arriscado não é o mercado em si, mas a forma como as pessoas investem nele. Isso acontece porque o que muitas pessoas fazem é apostar, em vez de investir.

A Diferença entre Investimento e Aposta

aposta

Mas porque estou falando tudo isso? Bem, porque eu sempre quis, desde criança, investir no mercado de ações, mas o medo de perder dinheiro sempre me impediu. Eu só comecei a investir depois de estudar muito, quando eu tinha conhecimentos suficientes para ser classificado como um investidor, e não um mero apostador.

O grande problema que faz as pessoas “se ferrarem” no mercado de ações é justamente investir sem ter um nível básico de conhecimento sobre o funcionamento do mesmo. Pesquisas já mostraram que aproximadamente 90% das pessoas que investem em ações não seguem nenhuma teoria. Essas pessoas são apostadoras, pois não fazem a mínima ideia do que estão fazendo. Já alguém que estudou o mínimo antes de investir saberá sempre o que fazer, pois terá uma metodologia/estratégia para orientar suas ações. Essas pessoas nós chamamos de investidores.

Um erro que muitas pessoas cometem é se interessar pelo mercado de ações apenas quando ele está “bombando”. As pessoas que fazem isso geralmente ouvem uma notícia que as ações estão subindo e vão correndo começar a investir, mesmo ser ter um conhecimento mínimo. Logo elas começar a apostar na bolsa de valores, pensando que estão investindo. E o pior de tudo: muitas vezes elas ganham de fato dinheiro no curto prazo. Elas ganham, então, confiança e “investem” ainda mais dinheiro, só que o resultado a médio e longo prazo acaba sendo sempre o mesmo: elas perdem dinheiro.

Quando algo assim acontece elas geralmente colocam a culpa em seu suposto azar para investir em ações. Elas fazem isso porque desconhecem completamente os motivos que levarem-nas a obter tal prejuízo e de fato acreditam que a culpa foi do mercado e que ele é extremamente perigoso. Logo, é muito comum que as pessoas passem a associar o mercado de ações com jogos de azar baseados em suas experiências pessoais, acreditando tratar-se se um investimento de altíssimo risco no qual é preciso ter muita sorte para ganhar dinheiro.

Investir na bolsa de valores é fácil, mas ganhar dinheiro nela, nem tanto. Para isso você precisa investir primeiro em conhecimento. Não existe segredo algum, apenas isso. Quem aprende os métodos corretos ganha dinheiro de verdade e sem muito esforço. Quem não investe no conhecimento em primeiro lugar está fadado a perder dinheiro e “se ferrar”. É simples assim.

Um cara, vendo que muitas pessoas apostavam no mercado de ações em vez de investir, perguntou a si mesmo como poderia fazer par ajudá-las. Ele resolveu criar um material específico para ajudar essas pessoas. O nome desse cara é André Fogaça. Ele é fundador do site GuiaInvest.com, que tem atualmente com mais de 112 mil investidores registrados e é um dos sites de maior audiência na área de investimentos em ações no Brasil. No novo curso que ele acaba de lançar ele mostra que qualquer pessoa, assim como eu fiz um dia, pode aprender a investir em ações com segurança.

É Hora de Começar

tempo

Este artigo teve o objetivo de lhe mostrar que é possível investir na bolsa de valores com segurança, bastando para isso estar disposto a aprender. Muitas pessoas deixam de investir na bolsa ou “se ferram” apostando simplesmente porque não algumas coisas simples, como aquelas ensinadas no treinamento do André.

Então, você quer continuar ficando de fora do mercado de ações ou quer começar a ganhar dinheiro de verdade com seus investimentos?

Antes de finalizar eu gostaria de recomendar para você, que quer começar a investir em ações, mas não sabe como começar o curso Bolsa de Valores para Leigos do André Fogaça. Espero que goste dele e tenho certeza que ele vai lhe ajudar a se tornar um investidor de sucesso.

(crédito das imagens: shutterstock.com)