A Estratégia de Warren Buffett: Compre e Segure

Tempo de leitura: 1 minuto

Não importa quão grande o talento ou esforço, algumas coisas levam tempo. Não dá para gerar um bebê em um mês engravidando nove mulheres.

Warren Buffett

O que Warren Buffett, o investidor mais bem sucedido do século XX, diz na frase acima naturalmente condiz com a realidade. Mas mesmo assim nem todos os investidores parecem entender que no investimento em ações acontece a mesma coisa.

De acordo com as pesquisas, o período médio que o investidor mantém uma ação é de apenas três anos. Então, se eu lhe disser que os investidores que compram e vender ações frequentemente costumam ter resultados piores do que a média do mercado, você se surpreenderia? Bem, tenho certeza que Buffett não se surpreenderia. Muitos investidores acham que podem antecipar os movimentos do mercado, o que na verdade não conseguem fazer.

Charlie Munger – vice-presidente da Berkshire Hathaway – a empresa de Warren Buffett, já disse que não é difícil construir a riqueza, se você simplesmente gastar menos do que ganha e colocar a diferença em uma conta com vantagens fiscais. Ao longo do tempo o resultado será um investimento com ganhos.

O nome dessa estratégia é Buy & Hold ou “comprar e segurar” em português. Para pô-la em prática basta que você tenha disciplina e paciência. Tudo que você precisa fazer é comprar ações de empresas sólidas no mercado e com boas perspectivas de crescimento e simplesmente evitar tomar qualquer medida por várias décadas, desde que o valor intrínseco e posição competitiva da empresa permaneçam inalterados. O investidor deve manter as ações mesmo em momentos de alta volatilidade do mercado. Portanto, além de paciência é preciso ter um estômago forte para aguentar determinadas situações.

(crédito das imagens: shutterstock.com)